Qual a diferença entre MMN e Pirâmide Financeira?

Qual a diferença entre MMN e Pirâmide Financeira?

Category : Olha Venda

Agora que você sabe o que é u MMN ou Marketing de Rede, e suas vantagens, vamos falar um pouco sobre as famosas pirâmides financeiras, para que você possa entendê-las e manter a devida distância desse tipo de negócio fraudulento.

O Esquema de Ponzi ou Pirâmide Financeira é um modelo de negócios insustentável onde o dinheiro circula da base para o topo.

Em outras palavras, o capital de novos participantes é usado para remunerar os “criminosos” que iniciaram o golpe.

A falha deste modelo é explicada pela multiplicação exponencial dos participantes sem uma contrapartida de receita.

Imagine que cada pessoa será responsável por atrair 6 pessoas para o esquema, então:

“1×6=6 x6=36 x6=216 x6=1.296 x6=7.776 x6=46.656 x6=276.936 x6=1.679.616, tendendo ao infinito”.

Chamamos essa operação de multiplicação exponencial ou crescimento exponencial.

Como o dinheiro vêm do “aliciamento” de um novo participante, chegará uma hora em que nem toda a população mundial será suficiente para manter o golpe funcionando.

No Brasil, segundo a lei nº 1.521 de 1951, esse esquema é considerado crime contra a economia popular e seus idealizadores podem ser condenados de seis meses a dois anos de detenção.

Em meados de 2013 uma forte ação do MPF – Ministério Público Federal interditou e fechou algumas empresas consideradas insustentáveis e ainda abriu investigação contra outras 30 empresas consideradas suspeitas de praticar o Golpe de Pirâmide Financeira.

Esta ação foi considerada um divisor de águas no Marketing de Rede e deu um alento às pessoas que buscam trabalhar com empresas de Multinível legais e associadas à ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas.

Uma forma de diferenciar uma empresa de MMN de um esquema de Pirâmide é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, se não, é pirâmide.

Quem foi Charles Ponzi

No mundo, o primeiro relato histórico de uma Pirâmide Financeira aconteceu em 1920.

Seu idealizador, Charles Ponzi, prometia que em 45 dias as pessoas teriam um retorno de 50% sobre o valor investido.

Neste negócio, conforme Charles arrecadava o dinheiro dos novos participantes, prontamente pagava o lucro prometido aos antigos investidores que, por sua vez, ao receberem o retorno prometido, ficavam empolgados e saíam aliciando mais pessoas.

O mesmo que acontece nos dias de hoje, onde as pessoas alegam que a empresa é legítima pelo simples fato de pagar as comissões prometidas, sem mesmo parar para avaliar a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.

No caso de Charles Ponzi, o esquema ruiu rapidamente e ele foi preso, porém, a partir desse episódio, inúmeros golpes semelhantes passaram a ser aplicados pelo mundo.

Saiba que o fato de, hoje em dia, uma empresa conseguir sustentar seus pagamentos e suas atividades durante um período longo, não significa que ela seja sustentável.

CUIDADO! Operações sofisticadas podem mascarar uma Pirâmide Financeira ou mesmo uma empresa insustentável, dando a ela a cara e o nome de Marketing de Rede.

FONTE: www.primecursos.com.br

Quer trabalhar com vendas diretas ou criar times de vedas? Cadastre-se e tenha um mentor para lhe orientar. 


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Você pode contribuir com Doações:
junho 2019
D S T Q Q S S
« fev    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias

Arquivos

Curta-nos no FaceBook

Compare Products (0)